Grande Semana Missionária leva ânimo e fervor à comunidade São Marcos

Foram nove dias de uma vivência mais próxima de Deus.  A Comunidade São Marcos viveu pela primeira vez a experiência das Santas Missões Populares (SMP), um evento que se traduz numa grande semana missionária, pautada em um novo jeito de evangelizar, onde o povo é o grande responsável por esse momento de fortalecimento espiritual da sua comunidade.

Visitas, alvoradas, cirandas, ofício divino da comunidade, levantamento do cruzeiro, confissões, lava-pés, missas e visita do Santíssimo às famílias acenderam a chama do espírito santo no coração dos fiéis. Eram missionários levando palavras de fé e esperança aos moradores do Residencial Farol de São Marcos, especialmente aos doentes.

O padre Ivo, do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, acompanhou a comunidade nas atividades diárias e conduziu todas as missas noturnas, realizadas durante a SMP. O religioso imprimiu um jeito diferente, mais humanizado e participativo de levar a mensagem bíblica às pessoas.  E agradou.  “Ele fala de Deus de forma diferente. Usa uma linguagem mais próxima da gente e sempre traz o Evangelho para o nosso cotidiano”, observou Marlene Amaral.

Na última celebração na comunidade, ocorrida no sábado, assim como nas anteriores, Padre Ivo encantou a todos com seu carisma e jeito peculiar de celebrar a Palavra. O tema do dia “Renovação das Promessas Batismais e das Comunidades” serviu de eixo para que o religioso orientasse a comunidade presente a viver o Batismo e a não se desviar do seu compromisso com Jesus Cristo. Ele destacou ainda a necessidade de que a Igreja cresça e se fortaleça diariamente, evocando as palavras do Papa Francisco, quando defende uma “igreja em saída”.  “A igreja em saída é exatamente o que está acontecendo aqui nesta comunidade. É lançarmos mão da nossa vocação missionária para levarmos a palavra de Deus onde o povo estar. Sejamos uma igreja profética, missionária, corajosa. Isso nos fará crescer como igreja, crescer como cristão no caminho da santidade”, aconselhou. Ele finalizou pedindo a todos que não deixem a chama que se acendeu nesses dias de evangelização se pagar.

A coordenadora da Comunidade São Marcos, Lindoura Boais Pereira,  agradeceu aos missionários e a todos os envolvidos nas SMP pelo compromisso e dedicação dispensados. “Muito obrigada por atenderem ao chamado para juntos realizarmos essa grande semana missionária. Foi engrandecedor. Que a sementinha tenha sido plantada no coração de cada um para continuarmos firmes na nossa missão evangelizada”, concluiu, destacando a colaboração inestimável da irmã Francisca, que esteve em todos os momentos com a comunidade e dos missionários Rosângela Pinheiro  e Franscimar Júnior (Santa Inês) e  Maria de Fátima (Santuário de Nossa Senhora da Conceição).

Encerramento – As SMP, realizadas pela Paróquia Santa Paulina, se encerraram no domingo, 4, com uma grande missa, concelebrada pelo pároco Valdenir  e pelos padres Figueira e  Edinauro, na igreja matriz. A celebração, completamente lotada por fiéis das cinco comunidades, foi uma verdadeira aclamação ao nome do Senhor. Muito louvor, adoração e ensinamentos marcaram a primeira edição desse grande evento, deixou saudade.