PASTORAIS E MOVIMENTOS

Pastoral Familiar

É um serviço que se realiza na Igreja e com a Igreja, de forma organizada e planejada por meio de agentes específicos, com metodologia própria, tendo como objetivo apoiar a família a partir da realidade em que se encontra, para que possa existir e viver dignamente, estabelecer relacionamentos e formar as novas gerações conforme o plano de Deus. Abrange todas as famílias, independentemente de sua situação familiar, com o propósito de promover a inclusão e resgatar os valores e a dignidade de cada pessoa.

Pastoral do Dízimo

O dízimo faz parte do 5º mandamento da Igreja. Não é pagamento e sim expressão de quem ama Deus e a comunidade eclesial. Com a devolução do dízimo o fiel mantém as obras de evangelização da Igreja (Paróquia) nas dimensões: religiosa, missionária e social.

Pastoral do Batismo

O Principal objetivo da Pastoral do Batismo é levar aos pais e padrinhos, o conhecimento do que é o Batismo e o compromisso que através dele se assume com Deus e com a comunidade. Demonstrar que este Sacramento não se resume apenas em batizar. É necessário vivenciar, testemunhar e ensinar filhos e afilhados a serem cristãos autênticos e fiéis seguidores de Jesus Cristo.

Pastoral da Comunicação

A PASCOM se insere na vida da Igreja não como uma Pastoral a mais, mas para gerar maior comunicação e dinâmica à comunidade. A PASCOM é o suporte técnico que realiza a captação de imagens e transmissão da WebTV do Santuário da Divina Misericórdia, durante os Grupos de Oração e datas importantes, como a Festa da Misericórdia. A pastoral também colabora com trabalhos fotográficos inseridos no Portal.

Pastoral do Meio Ambiente e Saúde

O uso sustentável dos recursos naturais, bem como a preservação do meio ambiente, como forma de proteção à diversidade da fauna e da flora tem um componente bíblico-teológico que precisa ser considerado, na forma da mordomia cristã para com a Criação de Deus.

Nesse sentido, a Igreja Metodista tem, em suas raízes históricas, esta preocupação com a natureza, tendo como referência a mordomia cristã, que reconhece que a natureza revela as grandezas do Deus Criador, bem como conduz homens e mulheres no caminho da reconstrução da imagem divina presente em cada criatura, por meio da ação redentora de Jesus Cristo.

Pastoral da Juventude

A Pastoral da Juventude, é um organismo de ação social católica da América Latina. No Brasil a PJ constitui-se por jovens brasileiros e estrangeiros ligados à Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e aos movimentos sociais.

Liturgia

A palavra liturgia compreende uma celebração religiosa pré-definida, de acordo com as tradições de uma religião em particular; pode incluir ou referir-se a um ritual formal e elaborado ou uma atividade diária como as salats muçulmanas.

Legião de Maria

A Legião de Maria é uma associação internacional de fiéis da Igreja Católica Apostólica Romana formada por leigos que servem de forma voluntária com a finalidade de contribuir para a ação evangelizadora da Igreja.

Apostolado da oração

O Apostolado da Oração, também conhecido, mais recentemente, como Rede Mundial da Oração do Papa, é uma organização composta por leigos católicos cuja finalidade é a santificação pessoal e a evangelização. Sua seção jovem é o Movimento Eucarístico Jovem, antiga Cruzada Eucarística.

Catequese

É uma instrução religiosa, ou seja, o ensino oral da religião cristã, dos seus mistérios, princípios e código moral. A catequese é normalmente feita por um ministro autorizado pela Igreja, que também pode ser leigo, como preparação de crianças para a confissão e à primeira comunhão.

Terço dos homens

Terço pelos filhos

Com o Terço pelos Filhos, as mães têm agora uma poderosa oração à sua disposição, para que possam – individualmente ou em comunidade – dirigir suas preces a Deus meditando os Mistérios Gozosos, Dolorosos, Gloriosos e Luminosos. A grande novidade deste Terço é que, além de contemplar os acontecimentos da História da Salvação, nele se encontram pequenas reflexões dirigidas especialmente ao cotidiano materno.